Blog da Leardi

Mercado imobiliário cresce 15 por cento em lançamentos e vendas no 1º trimestre

  • 21/05/2025

Setor registrou também queda na oferta geral de imóveis. Mesmo assim, opera com estoque suficiente para demanda pelos próximos oito meses. Preços ficaram estáveis 

Por Samanta Sallum 

O balanço da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do 1º trimestre de 2025 mostra que, apesar do cenário de juros elevados, o setor segue resiliente. Registrou crescimento expressivo nas vendas e nos lançamentos, puxado especialmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Entre janeiro e março deste ano, foram vendidas 102.485 unidades residenciais numa amostragem de 221 cidades em todo o país, o que representa um crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2024.  Já os lançamentos totalizaram 84.924 unidades, com alta de 15,1% na comparação anual.

A queda na oferta geral — que caiu 5,5% em relação ao trimestre anterior — reflete uma combinação entre aumento nas vendas e redução no ritmo de lançamentos fora do programa social.

“Mesmo assim, o setor opera com estoque equilibrado, suficiente para atender à demanda pelos próximos oito meses, caso não haja novos lançamentos”, explica o vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC e presidente da Comissão de Indústria Imobiliária da entidade, Ely Wertheim.

Já os preços médios dos imóveis tiveram leve alta de 1,9% no trimestre, acompanhando a variação do INCC no período, o que indica estabilidade nos valores praticados, mesmo com a pressão inflacionária do setor de materiais.


Fonte: blogs.correiobraziliense.com.br



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail